terça-feira, setembro 29, 2009

habemus site!



O Teatro NU está num momento prolífico. Depois de mais de três anos de um blog que movimentou muitas discussões, finalmente teremos um site.

A partir de uma idéia de Jussilene Santana, atenta às novas mídias, estreamos o blog dia 16 de junho de 2006 com reportagens dela sobre os 50 anos da Escola de Teatro. De lá pra cá, montamos peças, seminários, leituras, e sempre alimentando o blog com diversas discussões sobre cultura e sociedade.

A próxima etapa foi comprar um domínio. Com o teatronu.com passamos a ter um endereço, emails, e assim poderíamos garantir o site quando resolvêssemos tê-lo. Sai gente, entra gente, e começamos a sentir a necessidade de um site oficial, com informações do grupo, formatadas num aspecto mais “profissional”. Renata Berenstein assume diversas funções dentro do grupo e, depois de várias tentativas, ela indica alguém pra finalmente resolver essa “aparência virtual” do Teatro NU.

Aliado a isso, a marca criada por Gaio Matos – artista plástico que nos acompanhou por mais de dois anos em nossas produções – estava muito associada ao trabalho dele, agora em outra fase. A marca possuía, também, uma resolução de cores que era complicada e perturbar ele sempre pra resolver a marca a depender da peça gráfica ia ser incômodo. Uniu-se a isso o fato de Guto Chaves se tornar nosso designer gráfico. Com ele, veio o entusiasmo em efetivar essa identidade visual, criar um estilo gráfico condizente com a estética do grupo, e surge a vontade/necessidade da marca nova.

A marca veio ligada a conceitos sobre o grupo e foi facilmente aceita por todos. Estávamos entrando num novo momento nessa comemoração de três anos de uma idéia de teatro para a cidade de Salvador.

A duras penas, vamos conseguindo romper cercos internos e ampliando fronteiras. Virtualmente, o blog já era visitado por quase cem pessoas ao dia, de diversos países – notadamente, claro, do Brasil e de Portugal. Materialmente, nosso espetáculo Os Javalis está viajando pra um festival em Fortaleza e depois segue para o interior do estado. Além disso, estamos realizando o Diálogos sobre dramaturgia contemporânea, ano I, trazendo para Salvador Newton Moreno, Ramón Griffero, do Chile, e Darío Facal, da Espanha, dramaturgos que estão vindo a salvador discutir dramaturgia. Com esse projeto, nosso propósito é deixar a dramaturgia em foco, através da leitura de peças dos autores citados, bem como saber idéias sobre o drama ao redor do mundo.

É claro que continuamos naquela maratona de perder vários editais, ganhar alguns pouquíssimos, inscrever projetos no Fundo de Cultura do Estado da Bahia, pleitear algum espaço para apresentação, suar pra ter algum reconhecimento, mas as coisas que vêm se somando ao grupo sempre dão novo fôlego.

Temos um site, temos uma marca, temos atores cada vez mais dentro do “projeto Teatro NU”, produtores dedicados, enfim, vamos aos poucos formatando o grupo pra ter uma estrutura melhor e tentar fazer nosso trabalho.

Um comentário:

Victor Sant'Anna Textos disse...

Parabéns pelo novo espaço "virtual"!