terça-feira, dezembro 02, 2008

Coincidências, reincidências...

Houve uma entrevista com a atual presidente da Fundação Cultural do Estado da Bahia domingo, dia 30 de novembro, um pouco mais de uma semana após este blog virar uma interessante tribuna de discussão.
Uma das questões colocadas repetidas vezes no blog foi quanto ao fato dos artistas não se reunirem, não haver uma sociedade civil organizada. Como já havia dito, participei de todos os movimentos que soube, aqui nessa cidade à beira-mar. E todos se enfraqueceram, em seu início, meio ou fim, por falta de discussões maduras, efetivas, e por falta de artistas representativos da nossa recente história que estivessem presentes.
Entre discursos de "incompetência", "puxa-saco", "maluco", e tantos outros, o fato é que não vejo meus pares presentes em sua esmagadora maioria. E sei que não será através de ofensas num blog que resolveremos ou discutiremos nossa situação.
Reproduzo, abaixo, um emeio que recebi convocando artistas de teatro da cidade a se reunirem segunda próxima, no Cabaré do Teatro Vila Velha.
Mais uma vez, irei. E tentarei relatar o que aconteceu, o quão produtivo foi, e quem foi. Como uma forma de entendermos nossa culpa, também. Nossa omissão. Ou nossa reviravolta.
Segue emeio, sem correções, abaixo:


REUNIÃO DO FÓRUM DE TEATRO DA BAHIA

Olá caros colegas,Apesar das desesperanças e do cansaço das infrutíferas reuniões, apesar da descrença nos encontros e mobilizações, não podemos deixar de arriscar. E não existe outro meio de mudança se não pelo dialoga e mobilização.
Todo esse discurso para dizer que estamos convocando toda a classe para repassar os informes sobre uma reunião da Câmara Setorial que presenciei em Brasília falar e aproveitar o ensejo para falar de outros assuntos que merecem ser considerados importantes para nós.
Veja a pauta a baixo:
O que: Reunião da Câmara Setorial de Teatro da Bahia
Onde: Teatro Vila Velha / Cabaré
Quando: Segunda
dia 15/12

Horas: 19:00h

PAUTA
1 – Noticias sobre a continuidade e reformulação das Câmaras Setoriais. Relatório da ultima reunião, ocorrida em outubro, em Brasília junto ao Ministério da Cultura. (João Lima)

2 – Nosso posicionamento e estratégias com relação a proposta do Conselho Estadual de Cultura sobre a reformulação das políticas norteadoras dos editais de concorrências e das leis para a produção cultural.
Ps: Este é o momento de brigarmos pelas mudanças que queremos e ficar atentos para o que não queremos.

3 – Inicio de discussão e elaboração de uma pauta de reivindicação de política cultural municipal junto ao novo mandato do velho prefeito.

4 - Informes sobre o encontro da Redemoinho em Salvador. (Gordo)

Contamos com a sua presença,

João Lima

9 comentários:

Anônimo disse...

Gil,

Eu recebi este e-mail tb. E respondi a Lima o seguinte:

Querido, vou fazer o possível para comparecer. Na verdade, estou cansada de tudo isso. Mas, irei para tentar um diálogo emergencial.Caso as coisas fiquem na mesma lentidão e discussões de sempre, ficarei novamente distante. Se queremos mudar algo...precisamos agir para mudarmos. Ficar se reunindo,desabafando,criando polêmicas e nada acontecendo,são procedimentos que não fazem parte do meu temperamento, personalidade, sei lá o que. Ok? Vou divulgar tb. Bjs, Cris

Novamente irei. Em pleno feriado, mas vou. Acho que quem reclama, quem crítica, quem não está satisfeito ou está satisfeito, quem estiver ou não trabalhando (ensaiando ou em cartaz, enfim, deveria também comparecer.

Anônimo disse...

As lamúrias as queixas são também formas de expressão; o que é isso companheiros? não se pode se sentir desamparado, abandonado, só? O fato de ter estado em todas as reuniões não faz ninguém ter mais razão do que os outros. O trabalho as vezes não permite participar. Discordar por esses tempos também pode ser perigoso e pourcas pessoas escrevem aqui ou para os jornais assinando o proprio nome com medo de represálias, já bastoua caça às bruxas operada em alguns setores que atingiu pessoas conhecidas nossas. Perece que o objetivo é detectar o adversário mais do que tentar discutir com ele. Novos tempos, novas repressões.
Anônimo Sr

Anônimo disse...

Pois é carissímo anônimo: Eu assino meu nome. Mas não tenho paciência para discussões improdutivas. Porque tem gente que aparece nas reuniões apenas para criar situações ou levantar polêmicas que fazem com que as coisas não andem...não se resolvam. As reuniões começam cheias de pendências e acabam com as mesmas muitas vezes. O medo de se colocar existe realmente. Eu nunca tive. O partidarismos sempre existe tb. Eu não me coloco desta maneira. O que acredito é que para se ter produtividade é necessário que se tenha objetividade e praticidade. O que aconteceu já aconteceu não tem mais volta. Não adianta ficar revirando covas, não é mesmo? Só acho que ficar 2, 3horas fazendo terapia de grupo não vai solucionar nada. O que precisamos são de ações. Desabafo e lamúrias..pode ser via e-nmail, nos blogs, etc. No mundo real é necessário ação, vc não acha?

Anônimo disse...

Ops...não assinei o post abaixo: Cristiane Barreto

Pense, logo exista. disse...

ops...ou melhor o de cima: Cristiane Barreto

Anônimo disse...

Concordo Cristiane, deixemos as queixas para os blogs! Msa este aqui não, há opiniões ensatas e divergências plausíveis. Em todo caso as opiniões de encomende migraram para o jornal A Tarde para defender o indefensável. Vale a pena avaliar o risco que se corre se a gente deixar essa gente fazer o que quer.
Anonimo Sr.

Anônimo disse...

Esse rapaz aí, esse tal João Lima não tem legitimidade nenhuma, é um representante absoluto desse governo medíocre e, por conta disso, esse encontro vai ser uma falseta.Fiquemos atentos!Cuidado! Tem uma moçada do "bolsa teatro" que estão muito felizes com esse estado de coisas que estamos vivendo. Esse João Lima faz parte desse grupo.
Carlos Betão

Anônimo disse...

CAROS COLEGAS,

Estamos mudando a data da reunião da nossa Camara Setorial do dia 08/12 para o dia 15/12, no mesmo local e horário, ou seja, Teatro Vila Velha às 19 horas.

O motivo da mudança é que fomos informados que dia 08 é um feriado o que pode inviabilizar a participação de muitas pessoas.

CONFIRMANDO:
Reunião da Camara Setorial de Teatro
Dia 15 de dezembro
19:00 horas
Teatro Vila Velha

Vida Oliveira disse...

Gil,

É sério que será no dia 15?
bem, tentarei comparecer também.
inflelizmente no dia 8 tenho ensaio.
Mas, mesmo que seja no dia 8, e que eu não possa ir, torço para que seja bastante produtivo!