terça-feira, agosto 28, 2007

FIAT LUX !!


Oficina de Introdução ao Cinema.
Ministrada por ANDRÉ SETARO!
Imperdível!
Objetiva introduzir o aluno à linguagem e à estética da arte do filme.
Considerando que a maioria das pessoas que vai ao cinema somente se preocupa com a história, a trama, o enredo, a oficina tem o propósito de desvendar que o cinema não se resume, apenas, ao elo semântico, mas a sua plenitude se estabelece pela conjunção entre o elo sintático (a linguagem, a maneira pela qual o realizador cinematográfico articula os elementos desta em função da explicitação do tema, do assunto) e o elo semântico (asignificação em si).
Muitas vezes, nos filmes dos grandes cineastas, a significação não advém, apenas, da história, ou seja, do elo semântico, mas da utilização dos elementos da linguagem cinematográfica, isto quer dizer, do elo sintático, da narrativa.
A oficina, portanto, tem um caráter eminentemente didático, na procura de oferecer a compreensão dos elementos básicos da linguagem do cinema tendo em vista a emergência de uma poética, de uma estética do filme. Também contempla a questão fundamental da narrativa e da fábula, sendo esta última compreendida com o que vulgarmente se convencionou chamar de enredo.
A oficina está programada em 10 aulas, uma vez por semana, às segundas, das 19 às 21 horas, com uma carga horária total de 20 horas. Com 15 vagas.
Local da realização: Solar da Esquina, Largo de Santana, Sala 7 (casarão ao lado da "Acarajé de Regina" e em frente à casinha, que fica do outro lado da rua, de Yemanjá). Data: de 17 de setembro a 19 de novembro (data da última aula)
Inscrição: a matrícula se dá com a apresentação do depósito de pagamento no banco da quantia estipulada, que é a de R$200,00(duzentos reais). Feito o depósito, o candidato deve guardar o comprovante e enviar um e-mail notificando de sua realização. A entrega do comprovante deve ser feito obrigatoriamente quando da primeira aula. Para maiores informações: setaro@uol.com.br

4 comentários:

Padre Alfredo disse...

Já estou divulgando.
Boa sorte

Jussilene Santana disse...

Obrigada, Padre.
Eu soube pelo blog do Setaro e quis passar adiante. Se tivesse tempo, faria. ;)

Anônimo disse...

Setaro é aquele do festival internacional de cinema?

Anônimo disse...

??