segunda-feira, março 03, 2008

Gil Vicente Tavares - autor e diretor


Gil Vicente Tavares começou a se destacar no meio teatral baiano com a estréia de Quartett, de Heiner Müller, peça de formatura na Escola de Teatro da Ufba, com a qual ganhou o prêmio Copene (atual Braskem) de diretor revelação, em 1999. Logo em seguida, passa seis meses na Europa, a convite da Cena Lusófona, num intercâmbio teatral. Desde então, vem dirigindo peças com atores como Harildo Déda e Yumara Rodrigues. Paralelamente, Gil vem produzindo textos, alguns publicados pelo PPGAC da Escola de Teatro, como o próprio Os Javalis. Este já teve leituras públicas na Escola da Noite, companhia teatral de Coimbra, Portugal, bem como em ciclos de leituras dramáticas da Escola de Teatro e do Theatro XVIII. Em julho de 2006, Gil Vicente Tavares foi a Roma, Itália onde Os Javalis e os Amantes II foram lidos e discutidos por artistas locais, num convite de um dos mais eminentes críticos do país.

Seus últimos trabalhos na área dramatúrgica são Vixe Maria, Deus e o Diabo na Bahia (em parceira com Claudio Simões e Cacilda Povoas); a colaboração no roteiro de Cidade Baixa, longa-metragem de Sérgio Machado; e SADE, obra inédita construída como parte do processo do mestrado, concluído no início de 2006. Em junho de 2005 dirigiu O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind, no Teatro Vila Velha. Em 2006, formou com Jussilene Santana o grupo Teatro NU. Com Jussilene montou o espetáculo Os Amantes II, que ficou em uma temporada no teatro do SESI Rio Vermelho. Gil Vicente Tavares é ainda músico, contemplado com o prêmio de melhor canção no III Festival Educadora FM.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Gil!
Sou estudante de jornalismo da Faculdade 2 de Julho. Gostaria de fazer uma matéria com você. Se puder me responda ainda hoje. Desde já agradeço.

Fernanda Gama
nandavgama@hotmail.com