segunda-feira, setembro 03, 2007

DEU NO JORNAL - Ciclo de encontros resgata memória do teatro na Bahia


Projeto vencedor do Prêmio Carlos Petrovich acontece em outubro


O Teatro NU, através da atriz e jornalista Jussilene Santana, realiza em outubro próximo, em data ainda a ser confirmada, o projeto Memória do Teatro na Bahia, um dos nove contemplados na 1ª. edição do Prêmio Carlos Petrovich, promovido pela Fundação Cultural do Estado (Funceb). O evento reúne a primeira turma de atores e atrizes profissionais do estado, artistas atuantes na área há mais de 50 anos.

Os encontros ocorrem em três dias consecutivos, com entrevistas mediadas pela pesquisadora que investiga a história do teatro baiano em doutorado no Programa Pós-Graduação em Artes Cênicas da Ufba (PPGAC). Nomes como Sonia Robatto, Yumara Rodrigues, Carmen Bittencourt e Mario Gadelha, entre outros, falarão sobre suas respectivas carreiras, formação e questões artísticas.

Durante a conversa, serão exibidas fotos e matérias de jornal contando a vida e a obra dos entrevistados. As fotos pertencem ao arquivo pessoal dos convidados e ao acervo de Jussilene, levantado em pesquisa aos jornais A Tarde e Diário de Notícias, entre os anos de 1956 e 1961. O evento será gratuito.
(Na foto Sonia Robatto e Nevolanda Amorim ensaiam para O Boi e o Burro a caminho de Belém, de 1958. Diário de Notícias)
Agora, olha só quem já tá trabalhando nesta idéia:
Gil Vicente (claro), Fernanda Bezerra, Mariana Machado, Manuela Furtado e Danilo Moraes. Quer participar? Mande e-mail para junesantana@gmail.com

10 comentários:

Anônimo disse...

Maravilha!!!

Anônimo disse...

Sonia não mudou nada... Vc tem mais fotos dela?
[]s

Anônimo disse...

Excelente iniciativa, premiação brilhantemente merecida.

Contem comigo para o que precisarem.

Patrícia Rammos disse...

Que massa, Jussi! Estamos aí!

Anônimo disse...

Parabéns a você, Gil, e a Jussilene,e a quem mais que tenha parido a boa idéia! É uma iniciativa que vai bem de encontrão aos modismos descartáveis, na contra-mão do apagamento do passado, de quem somos nós e como chegamos até aqui. Bravíssimo! Afinal, quem não conhece a história própria é apropriado como marionete pelos relatos alheios. Parabéns! Cleise Mendes.

Anônimo disse...

Estou fazendo uma pesquisa em educação sobre a universiidade federal da bahia e suas escolas de arte, o ensino de arte na universidade. gostaria de saber quando e onde vai acontecer o evento.
boa sorte a todos,

Joana Santos Andrade

Jussilene Santana disse...

Joana, esse seu tema me interessa muito! Volta e meia debatemos a questão da função/objetivo das escolas de arte na pós-graduação.

Como discutimos também sobre qual escopo de tecnicas ensinar no intervelo curto de quatro anos.
Se quiser continuar o debate, manda e-mail para junesantana@gmail.com

Bom, quanto ao evento, tudo indica que será no fim de outubro, em local ainda não determinado. Estamos correndo para fazer um encontro muito especial!

Jussilene Santana disse...

Marcos e Patrícia, obrigada, obrigada! Em nome de toda a equipe.
E vamos, sim, contar concês. ;)

Cleeeise, que honra sua participação aqui!!! Obrigada também! Vc, pioneira, sabe o quanto é importante termos um juízo comum do que deve ser salvo do esquecimento.

grande abraço a todos!

Anônimo disse...

Parabéns Jussi. Com certeza dará tudo certo. Eu quero poder participar, nem que seja na platéia.

Jussilene Santana disse...

Obrigada, Milena,

Vc está com algum turno vago este semestre? Manda um e-mail para mim.
junesantana@gmail.com