tag:blogger.com,1999:blog-29705251.post115067591966816366..comments2023-10-31T07:06:15.178-03:00Comments on Teatro NU: OS TRÊS FUNDAMENTOS DA ESCOLA DE TEATROJussilene Santanahttp://www.blogger.com/profile/00947425948681707547noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-29705251.post-48248608173993452832009-11-19T23:05:11.195-03:002009-11-19T23:05:11.195-03:00Obrigado por Blog intiresnyObrigado por Blog intiresnyAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29705251.post-1150993330559585442006-06-22T13:22:00.000-03:002006-06-22T13:22:00.000-03:00Conforme eu disse na minha defesa "é muito difícil...Conforme eu disse na minha defesa "é muito difícil ser orientada por alguém de quem se é fã". De novo Hackler conseguiu, em rápidas linhas, fazer uma síntese inteligente destes 50 anos de Escola de Teatro. <BR/>Dos 50, tive a honra de contribuir diretamente por 5 anos de trabalho - voltado para o desenvolvimento de técnicas de expressão vocal e dicção de atores. Deste lugar, adjetivos e substantivos à parte: Que general inventou que entretenimento não prevê questionamento? Em que lugar da Bahia e do Brasil perdemos a capacidade de olhar em torno, ouvir e perguntar, para nos conformarmos com o mero “ser engraçadinho”? Entretenimento é incompatível com pensamento crítico? E o pior: Por quê, para ser engraçadinho, se precisa abrir mão do aprimoramento técnico? (que é complexo, extenuante e repleto de detalhes – e olhe que estou me referindo apenas à preparação da palavra cênica!).<BR/>A resposta pode estar no termo “investimento”. Cada omissão de investimento – venha lá de onde for – resulta em desperdício de tempo e desvalorização do investimento de quem não se omitiu e estava lá, preenchendo o momento. Esta é a canoa a qual pertencem Fernanda Montenegro, Paulo Autran e também Arildo Deda, Nilda Spencer e Gideon Rosa, por exemplo. Esta categoria de atores, que investem tempo, vida e esforço em busca do aprimoramento técnico capaz de transformar ofício em arte, acaba ficando solitária num país onde ser passatempo basta. <BR/>Aí alguém se ofende: – “Passatempo, eu”?<BR/>Como o ato de sonhar com o “PLIN PLIN” pôde constituir-se num dos maiores fatores motivacionais para o jovem ator? Por causa do reconhecimento e porque não? – do contrato! Mas, sem partirmos de uma realidade (bem dura, por sinal) de dedicação para o aprimoramento, com o que poderemos colaborar para que os plin-plins futuros sejam melhores que os atuais? - (Santo Deus! Me ocorreu agora que muitos dos nossos jovens atores devem sonhar com Malhação, enquanto eu sonho em preparar um Iago! – ai: esqueci que o ministro quer banir Shakespeare!).<BR/>Nos 50 anos da Escola de Teatro, mesmo ausente do convívio direto com os alunos, em aula, insisto que o melhor investimento deve ser feito naquilo que sempre foi a sua essência: a capacidade humana de observar o mundo para recriá-lo para alguém e, através disto, ser estimulante, instigante, repugnante – ou humano, como somos todos. <BR/>- Só isto. <BR/>- Tudo isto?! <BR/>- É isto!<BR/>No mais: te amo, Hackler.<BR/>Ana RibeiroAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29705251.post-1150771572315174502006-06-19T23:46:00.000-03:002006-06-19T23:46:00.000-03:00covardia, juntar jussilene e gil vicente... é pra ...covardia, juntar jussilene e gil vicente... é pra matar os outros, é?<BR/>adorei a idéia, a competência e a crença no diálogo inteligente. só vcs, mesmo.<BR/>me convidem pra uma prosa... viu?<BR/>beijosAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29705251.post-1150681732910440442006-06-18T22:48:00.000-03:002006-06-18T22:48:00.000-03:00Olá Jussilene. Bacana encontrar esse blog e essa p...Olá Jussilene. Bacana encontrar esse blog e essa produção reflexiva sobre os 50 anos de nossa escola. Vou inclusive colocar um link no meu blog para a sua página. Tb sou jornalista, estudante da graduação em artes cênicas e tenho um blog sobre teatro (http:casadaatriz.blogspot.com)<BR/>Um abraço, MônicaAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/03269265671446677967noreply@blogger.com